Plano para indústria - Sondagem inicial de tecnologias I|

APRESENTAÇÃO

A FIESP, o BNDES e a EMBRAPII implementam ações para o desenvolvimento tecnológico da indústria nacional. O aumento do grau de inovação eleva à competitividade de nossas empresas. Para o aprimoramento destas ações de apoio é fundamental que se tenha uma visão mais detalhada de quais são as demandas tecnológicas dos diversos setores industriais. Neste sentido, este questionário busca identificar as principais demandas tecnológicas, no curto, médio e longo prazo, do seu setor de atuação. Suas respostas vão contribuir para o direcionamento das ações de apoio à inovação, fazendo com que as tecnologias demandadas se tornem acessíveis aos diferentes setores industriais, contribuindo de forma significativa para a competitividade de nossa indústria.


Este questionário é resultado de metodologia desenvolvida pelo Departamento de Bens de Capital, Mobilidade e Defesa do BNDES. Ele tem por objetivo construir uma Matriz Tecnológica, identificando as “plataformas tecnológicas” e as “tecnologias chave” relevantes para os diferentes setores industriais. Neste sentido, parte-se de uma identificação do respondente e algumas outras questões secundárias. Esta identificação foi formulada de forma a garantir o sigilo do respondente. Posteriormente, são apresentadas as questões do formulário da sondagem tecnológica propriamente dita.

Por fim, a FIESP, o BNDES e a EMBRAPII agradecem a sua colaboração e reforçam a importância da ação, no sentido de identificar as demandas tecnológicas do seu setor e contribuir para a implementação de ações mais eficientes quer elevem as capacitações inovativas de nossas empresas industriais.