Caution: JavaScript execution is disabled in your browser or for this website. You may not be able to answer all questions in this survey. Please, verify your browser parameters.

Pesquisa Acordo Mercosul - Coreia

É de conhecimento público que o MERCOSUL e a República da Coreia negociam um acordo de livre-comércio desde 2018. Já foram realizadas seis rodadas de negociação, tendo a última ocorrido entre 31 de maio e 07 de junho de 2021, após uma paralisação de um ano e meio causada pela pandemia de COVID-19.

A Argentina retirou-se das negociações de bens e de regras de origem no final de 2020, em um movimento de flexibilização inédito no MERCOSUL. Por outro lado, Brasil, Paraguai e Uruguai atuam para obter avanços. O Brasil e seus sócios do MERCOSUL já realizaram uma primeira oferta de abertura comercial, cujos detalhes não são públicos. 

A consulta abaixo, elaborada pelo Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Derex) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), tem o objetivo de compreender as preocupações e os interesses dos diversos segmentos da indústria em relação a este acordo, qualificando a atuação da entidade junto ao governo. Ela deve ser respondida apenas uma vez por cada empresa/organização, preferencialmente por seu presidente, diretor-executivo ou especialista da área de relações governamentais ou comércio exterior. 

Para auxiliar em suas respostas, disponibilizamos um documento adicional com dados do comércio bilateral entre Brasil e Coreia do Sul, disponível AQUI

Ressaltamos que os resultados da pesquisa serão tratados apenas de forma agregada, por segmento de atuação, e sem expor, de forma individual, seus respondentes.

1. Empresa / organização 
2. Nome
(This question is mandatory)
3. Qual o setor de atuação de sua empresa/organização?
(This question is mandatory)
4. Sua empresa / organização tem conhecimento de que o Brasil e seus sócios do Mercosul estão negociando um Acordo de Livre comércio com a Coreia do Sul?
(This question is mandatory)
4.1 Qual o grau de conhecimento sobre a negociação que você e sua empresa julgam ter?
(This question is mandatory)
5. Como você e sua empresa avaliam um acordo entre Mercosul e Coreia do Sul?
(This question is mandatory)
6. Qual a importância do mercado sul-coreano para as exportações da sua empresa ou do seu segmento?
(This question is mandatory)
7. Sua empresa/organização importa insumos e/ou matérias-primas de origem sul-coreana?
(This question is mandatory)
7.1 Qual a relevância dos insumos e matérias-primas de origem sul-coreana na sua cadeia de suprimentos?
(This question is mandatory)
8. Sua empresa/organização enfrenta concorrência de produtos importados da Coreia do Sul no mercado brasileiro?
(This question is mandatory)
8.1 Qual a relevância da Coreia do Sul como concorrente da sua empresa / organização no mercado brasileiro?
(This question is mandatory)

9. Acordos desta natureza preveem diferentes cronogramas (prazos) de redução das alíquotas de importação. Além disso, é prevista a exclusão de uma lista limitada de bens, de forma a contemplar as sensibilidades de cada bloco ou país.

Considerando a oferta brasileira, indique qual(ais) cronograma(s) de redução da TEC seria(m) mais adequado(s) para os produtos do seu setor, nas importações originárias da Coreia do Sul: 

*Destacamos que este é um exercício ilustrativo da Fiesp, com o intuito de compreender as sensibilidades e interesses dos setores produtivos brasileiros. As repostas podem ser uma aproximação do que a empresa/organização entende como ideal para os seus negócios, no que diz respeito a uma eventual redução de alíquotas de importação aos produtos originários da Coreia do Sul.
(This question is mandatory)
10. Em uma escala de 0 a 10, sendo 10 muito relevante e 0 nada relevante, qual o interesse da sua empresa/organização na negociação de um Acordo de Livre-Comércio com a Coreia do Sul
Amplo acesso dos produtos brasileiros no mercado coreano
Regras não tarifárias que permitam acesso justo dos produtos brasileiros no mercado coreano
Ferramentas de Solução de controvérsias (políticas e/ou judiciais) que contribuam para garantir os direitos e obrigações criados no acordo
Salvaguardas preferenciais para proteção de eventuais surtos de importação advindos da Coreia do Sul
Compromissos relacionados a boas práticas e a cooperação regulatória
Prazos longos para a abertura do mercado brasileiro
Ampla lista de produtos excluídos do acordo, para produtos sensíveis – acima de 10% do comércio total bilateral
Regras de origem que evitem a triangulação de comércio com outros países asiáticos
Abertura do mercado brasileiro aos insumos industriais sul-coreanos
(This question is mandatory)
11. Dentro do seu setor de atuação, quais NCMs são os mais sensíveis à concorrência dos produtos de origem sul-coreana?
(This question is mandatory)
12. Dentro do seu setor de atuação, quais NCMs podem mais se beneficiar de um acordo de livre-comércio com a Coreia do Sul?
(This question is mandatory)
13. Quais das possíveis prioridades e/ou características abaixo fariam a sua empresa/setor de atuação ser favorável a celebração do acordo com a Coreia? Selecione quantos quiser.
(This question is mandatory)
14. Comentários adicionais